Secretaria Municipal de Assistência Social

Compondo o tripé da seguridade social – previdência – saúde – assistência social – (Constituição Federal de 1988), a Assistência Social foi norteada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei n° 8742 sancionada em 07 de dezembro de 1993).
A partir das diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Norma Operacional Básica/NOB em 2005, a Secretaria Municipal de Assistência Social passou a direcionar sua gestão na perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), preconizando a garantia de direitos aos usuários da assistência social.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paula Freitas – PR tem como função realizar a gestão da Política Publica de Assistência Social, promovendo um conjunto integrado de ações sócio-assistenciais de iniciativa publica e da sociedade civil organizada, para atendimento aos cidadãos ou grupos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Tem como organização:

CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica. Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades Sociais O atendimento do CRAS é direcionado às famílias do município, de 2ª a 6ª feira, das 08:00 h às 17:00 h, com a acolhida inicial feita pelos assistentes administrativos e posteriormente, encaminhados para os técnicos de referência, desenvolve ações de inclusão sócio-familiar-comunitário através de:

Acolhida e recepção
Escuta e encaminhamento
Grupos diversos (criança, adolescente, adulto e idoso)
Bolsa Família
Cadastro único
BPC – Benefício de Prestação Continuada
Dentre outros

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trata-se de um Projeto da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, é ofertado de forma complementar ao trabalho social com Famílias de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer os vínculos familiares, sempre sobre a perspectiva de incentivar a socialização e convivência familiar e comunitária. São desenvolvidas atividades recreativas, esportivas, informática, musica etc, com Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos.

Conselho Tutelar: é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tem por finalidade exercer as atribuições definidas na Lei Federal n° 8.069/90. O Conselho Tutelar de Paula Freitas possui 05 membros tem como apoio o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que fiscaliza e adota providencias que se julgam cabíveis quando necessário. Casa Lar tem como finalidade possibilitar a Criança e ao Adolescente, o seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social; potencializar e criar os valores humanos que a sociedade moderna almeja.

A Casa Lar possui uma Mãe e um Pai Social e seus substitutos quando os mesmos tiram folga ou estão de férias.

Secretaria de Assistência Social

Endereço: Avenida Agostinho de Souza, 740 – Centro, Paula Freitas-PR. Telefone: 42 3562 1212 Ramal 217.

CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social.

Endereço: – Avenida Agostinho de Souza, 1141 – Centro, Paula Freitas –PR. Telefone: 42 3562 1384.

Conselho Tutelar

Endereço: Ao lado do Centro Comunitário . Telefone: 42 3562 1212 Ramal 240 – Plantão 8805 0908

Casa Lar Endereço: – Rua, Odorico Olivette – Centro, Paula Freitas –PR.

Secretária Municipal de Assistência Social: Maria Salete Picolo Capeleti